Moradores do bairro do Guamá - um dos
mais populosos de Belém - receberam na manhã desta segunda-feira (1º) um
infocentro do Programa Navegapará, instalado na Estação Cidadania do
bairro. Totalmente revitalizado, o espaço proporciona melhores condições
de trabalho aos servidores e uma melhor prestação de serviços à
comunidade. O governador em exercício, Helenilson Pontes, foi ao local
entregar o infocentro à população, acompanhado do presidente da
Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda, e de outras autoridades.
O acesso gratuito à internet,
disponível com o infocentro, integra os mais de 20 serviços já
existentes na Estação Cidadania, como emissão de Carteira de Identidade e
de Carteira de Trabalho, intermediação para o mercado de trabalho e
assistência jurídica. “A revitalização deste espaço é mais uma
demonstração de que o governo tem como prioridade o combate à pobreza e à
desigualdade. Cada vez que o governo amplia o seu espaço de atendimento
ao cidadão dá um passo importante na redução da desigualdade e da
pobreza. Fico muito feliz de ver, hoje, mais um espaço como este,
atendendo à população do bairro do Guamá. Isto nos dá a certeza de que
estamos no caminho certo, que é atender e prestar o melhor serviço ao
cidadão do Pará”, declarou Helenilson Pontes, acrescentando que já foram
inauguradas Estação Cidadania em três lugares, “e pretendemos ampliar o
programa pelo Estado inteiro, resgatando a confiança que o povo do Pará
deposita no governador Simão Jatene”.
A Estação Cidadania é um complexo de
prestação de serviços públicos ofertados por diversos órgãos do Estado,
que funcionam de forma integrada em um único espaço. Instituída pelo
Governo do Pará e gerenciada pela Secretaria de Estado de Administração
(Sead), o objetivo da Estação é simplificar a vida do cidadão,
oferecendo serviços públicos em um só local, com qualidade, rapidez,
eficiência e conforto.
Facilidade - Morador do bairro há mais
de 20 anos, Jorge Seixas aprovou as novas instalações. “É muito bom
poder contar com os serviços que a Estação Cidadania oferece,
principalmente estando localizada em um bairro populoso como o Guamá.
Como a unidade fica perto do meu trabalho, facilita muito a minha vida,
porque não preciso me deslocar até o centro para utilizar os serviços do
cartório, por exemplo. Faço aqui mesmo, economizando tempo e dinheiro”,
contou.
A estudante Viviane Gomes disse que
aproveitará o infocentro para aprender novos cursos na área de
informática. “Acredito que essa iniciativa do governo traz grandes
benefícios para nossa comunidade. Com a inauguração do infocentro muitas
pessoas de baixa renda terão acesso gratuito à internet e aos cursos de
capacitação e informática que a Estação Cidadania oferece. Isso é um
ganho muito importante, e deve ser parabenizado e reconhecido por
todos”, ressaltou. Os novos espaços entregues terão capacidade para
atender uma demanda de 30 mil pessoas por mês.
O prédio da Estação Cidadania no Guamá
funciona no mesmo local onde foi criado o Serviço de Atendimento ao
Cidadão (Saci), no Governo Almir Gabriel (na esquina das avenidas José
Bonifácio com Barão de Igarapé-Miri). A partir de 2 de outubro de 2008, o
Saci passou a ser gerenciado pela Secretaria de Estado de Administração
(Sead), com a nova denominação de programa "Tá na Mão". Em 5 de julho
de 2011, foi instituído o Serviço de Atendimento à População "Estação
Cidadania", com a finalidade de disponibilizar prestação de serviços
públicos, por diversos órgãos no mesmo local.
Em julho de 2011 foi instalada a
unidade Estação Cidadania no bairro do Jurunas, com 10 órgãos parceiros,
e em agosto de 2012 foi instalada a primeira unidade no interior do
Estado, no município de Santarém (na região oeste), com 15 órgãos
parceiros. Agora, a Estação Cidadania do Guamá está totalmente
revitalizada, agregando o serviço de inclusão digital por meio do
infocentro.A titular da Sead, Alice Viana, informou que, em janeiro de 2011, a
Secretaria encontrou o prédio em condições precárias, por isso a
revitalização foi necessária. “Em 2013, entregamos o espaço totalmente
revitalizado, em condições estruturais de alto padrão de qualidade, para
garantir o bom atendimento ao cidadão”, frisou a secretária.
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